Palestra: Tecnologia BIM (Modelagem de Informações da Construção) e aplicações no gerenciamento de riscos (noturno)

Palestra: Tecnologia BIM (Modelagem de Informações da Construção) e aplicações no gerenciamento de riscos (noturno)

XII Semana de Tecnologia da Fatec SBC 2017.

Palestra: Tecnologia BIM (Modelagem de Informações da Construção) e aplicações no gerenciamento de riscos

O BIM é, de acordo com Eastman et al. (2008, p.13), “uma tecnologia de modelagem e um grupo associado de processos para produção, comunicação e análise do modelo de construção”. O conceito BIM, de acordo esta definição, envolve TECNOLOGIAS e PROCESSOS que devem ser usados na produção, comunicação e análise dos modelos de construção. Esse tem como meta a busca por uma prática de projeto integrada, num sentido em que todos os participantes da AEC convirjam seus esforços para a construção de um “modelo único” de edifício. A utilização de uma prática baseada no BIM pode ter um papel decisivo na melhoria das fases do projeto, auxiliando na geração de propostas coerentes com as solicitações dos clientes, na integração dos projetos, entre si e com a construção, na redução do tempo e do custo da construção.

Duas principais “tecnologias” presentes no BIM o diferenciam dos sistemas de CAD tradicionais, são elas: modelagem paramétrica e interoperabilidade (EASTMAN et al., 2008). A primeira permite representar os objetos por parâmetros e regras associados à sua geometria, assim como, incorporar propriedades não geométricas e características a esses objetos. Além do mais, modelos de construção baseados em objetos paramétricos possibilitam a extração de relatórios, checagem de inconsistências de relações entre objetos e incorporação de conhecimentos de projeto, a partir dos modelos. A interoperabilidade é uma condição para o desenvolvimento de uma prática integrada. O uso de uma prática integrada com times de colaboração é possível com a integração da informação entre aplicativos computacionais, utilizados por diferentes profissionais de projeto.  (anexo artigo sobre BIM e Modelos paramétricos úteis em processos para Gestão, Informática e Automação).

Eng. Gustavo Monteiro

Engenheiro Civil, com experiência em edificações de diversas naturezas (hospitais, edifícios corporativos, residenciais e urbanismo), é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Direcionou sua formação ao gerenciamento de riscos na construção civil e nas tecnologias envolvidas neste processo.

Além de ter atuado em duas grandes construtoras do país, tem experiência em consultoria financeira, no mercado de seguros, risk management and valuation e supply chain.

 

Informação do evento

Event Date Qua, 20 Set 2017 - 19:30
Event End Date Qua, 20 Set 2017 - 21:00
Registration Start Date Dom, 27 Ago 2017
Cut off date Qui, 16 Nov 2017 - 12:00
Preço individual Free
Location Fatec São Bernardo do Campo
Attachment 166-744-1-PB.pdf

Mapa de localização

Vagas completas